Music in the Space

Celebrem! está chegando “Why Pink Floyd…?”

The four members of Pink Floyd.

A formação clássica do Pink Floyd

Simplesmente uma das melhores notícias do ano. E talvez até da década: Assim como foi feito com todo o catálogo dos Beatles, há dois anos, a gravadora EMI planeja uma série de relançamentos que irá explorar toda a obra do Pink Floyd, com itens básicos ou caixas especiais para colecionadores. É ou não é pra comemorar? Desde que tomei contato com essa informação meu ânimo musical só aumentou. Pink Floyd, para mim, é uma das 5 maiores bandas de rock de todos os tempos. E mais ainda: é a referência maior quando se trata do rock progressivo/psicodélico. Se você gosta de The Chemical Borthers pode ter certeza que se a dupla inglesa consegue produzir músicas espetaculares como “The Test”, acredite, deve em muito a experimentação musical que o Pink Floyd realizou durante as décadas de 1960 e 1970.

Wish You Were Here - Immersion Edition. Tentação feroz!

Nessas caixas especiais para colecionadores chama a atenção, especialmente, as duas preciosidades “Experience” e “Immersion”, títulos mais do que adequados para esse material ímpar, com som remasterizado e com muitos, mas muitos extras pelo que a EMI andou divulgando à imprensa. Tanto “Experience” quanto “Immersion” contemplam, apenas, três álbuns e acreditem, TRÊS álbuns mais do que fundamentais dentro da história do rock progressivo ( na verdade, realmente da história da música moderna) : The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975) e The Wall (1979). Simplesmente, para um fã como eu, é tentação demais: Na versão Experience, cada álbum terá um disco extra (The Wall é o único que ganha dois) com material relacionado àquele momento de gravação. Ainda há a edição Immersion, que terá todos os discos da versão Experience, adicionando músicas inéditas, versões alternativas e dois DVDs, ou um Blu-ray.

Que falta fez e faz Syd Barrett...

Dos três álbuns, não sei dizer se há um preferido. É muito dificil se tratando de Pink Floyd e, mais ainda, deste momento da trajetória da banda onde a experimentação chegou ao seu auge, em minha opinião. E o melhor dessas caixas especiais, tanto o “Experience” quanto o “Immersion” é que os discos virão com encartes com as letras das músicas e também com fotografias da banda. A tentação será grande demais e faço toda a questão do mundo em cair nela. Setembro está aí e vou levar, tranquilamente para casa, a caixa especial “Immersion” e tomarei um bom vinho sul africano ou meu tradicional cointreu num copo de requeijao enquanto aprecio a sonoridade desses discos.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s